terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Senta que lá vem a história...

Ando reparando na cara de dúvida e de indiferença de pessoas que se dizem saber "tudo sobre streefashion e toy arts" (sic). Para clarear a mente destas criaturas, vou explicar aqui pq uma camiseta gringa "de cento e poucos reais" tem mais a dizer do que essas de marcas nacionais com bandeira dos EUA escrito "University 69" ou estampas indevidas de Dunnys e Gloomys (you know who you are).

Era uma vez...


... um cara chamado Marcus Burrowes, designer gráfico, que depois de viajar tanto e não conseguir trampo e reconhecimento com os freelas que fazia resolveu get indie e abrir a sua própria marca de roupa. Seu primo Sean Reveron é músico e na época (2002, 2003) estava em Londres, mas voltou à New York para ser sócio de Marcus. Desde sempre a marca teve os dois elementos básicos em voga no seu DNA: design (estilo) e música. Segundo uma entrevista no blog da RockersNYC, a empreitada de Marcus e Sean agora é lançar sua própria gravadora para dar ainda mais ênfase no lifestyle, atitude e consciência da marca.
A influência da marca é política, na mistura de minorias rebeldes e politizadas dos punks ingleses e dos reggaers jamaicanos. É assim que Marcus justifica o uso de cores vivas, fluor, estampas de animais e fotografias nas coleções. Um pouco de hip hop moderno também entrou recentemente no mix de atitudes da marca, como veremos a seguir.


ROCKERSNYC X NYC X JAMAICA X LONDON X TOKYO (?)


Yeah. Além da produção das peças serem no Japão (motivo de contantes business trips da dupla), uma collab insana agora acontece entre a RockersNYC e a Swagger, uma das marcas japonesas mais underground e organizada (ela é vendida em mais de 60 lojas multimarcas no mundo, do Hawaii à Taiwan). [Swagger, segundo o Urban Dictionary, significa "como uma pessoa se apresenta ao mundo, como ela anda e como ela enfrenta as sitações"].


Big-O, o dono/presidente/diretor criativo/poderoso chefão da Swagger (foto acima) ainda criou uma segunda marca, a Phenomenon, focando esta em artigos de maior luxo. Kanye West é seu cliente mais famoso e fiel. Mas voltando à collab... a música os uniu. O hip hop de Big-O com o Reggae-punk de Marcus. Resultado? A foto abaixo resume muito bem a mistura de etnias e diversidade musical e de atitude que rolou:


Uma camiseta da RockersNYC não vai transformar ninguém em um ser politizado e guerreiro. Mas a idéia é você se questionar do que tá rolando por aí, não se conformar com o que lhe dão de graça e reclamar apenas quando lhe convém. Um pouco de atitude against o sistema pode fazer a diferença. Check as camisetas da RockersNYC em nosso site e depois vem comentar o que você achou.

Via: Hypebeast, Freshnessmag, RockersNYC Blog

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