terça-feira, 31 de março de 2009

Mark Ryden lança seu primeiro toy. Whatcha think about it?


Este é o primeiro toy lançado pelo low brow artist americana Mark Ryden. O YHWH mede 16'' e foi produzido pela Necessaries Toy Foundation (a mesma empresa que lançou a Enid, do Ghost World).
O YHWH é de vinyl, mas possui olhos de acrílico que vêem tudo. A foto acima do toy foi tirada pelo fotógrafo Brian McCarty e vai ilustrar a capa da próxima edição da revista HiFructose.
Achei a peça fantástica por si só. Mark Ryden não poderia ter iniciado sua trajetória artística no toy art de outra maneira. Ele não é um artista de formas prontas ou de customização em plataformas alheias (nada contra quem faz isso, ok gente?) . O aspecto erótico ta peça também é muito interessante, pois foge do lugar comum da estética infantil adaptada ao universo adulto. Mas em contradição, a garotinha de foto parece reverenciar a estátua e compartilhar do mesmo universo do "monstro". Uma referência total às obras de Ryden, que sempre coloca crianças macabras e sombrias em suas obras. O preço do toy ainda não foi divulgado.

O que você achou do YHWH? Comente!

Via Vinylpulse e Boing Boing.

Nenhum comentário: